140º Aniversário

"No dia em que assinalou 140 anos ao serviço da população, a Associação Human­itária dos Bombeiros Voluntários de Aveiro Velhos colocou-se ao lado do novo executivo da Li­ga dos Bombeiros Portugueses (LBP), eleito em Dezembro do ano passado.
Na sessão comemorativa da efeméride, no passado dia 28 de Janeiro, o comandante Carlos Pires defendeu a urgência de “implementar um modelo claro, hierarquicamente unificado, interligado, capacitado, moderno, eficiente e equilibra­do entre o voluntariado e o profissional”.

Tal como advoga a nova Direção da LBP, liderada por António Nunes, "deixem-nos a nós bombeiros, apenas cumprir a missão que nos está consagrada na Constituição, comfiando nas nossas competências e ajudando a garantir a necessária capacidade para tal".

E, neste particular, questionou se " o sistema de financiamento às associações estará adequado ao modelo de Proteção Civil que temos implementado ou queremos implementar? Qual o papel dos Bombeiros nesse modelo, sabendo nós, serem responsáveis por 90% do socorro em Portugal? Estarão os bombeiros preparados para uma reestruturação interna profunda?Profissionalização, vonluntariado, disponibilidade: como interligar ou que futuro tem a carreira de bombeiro?"

Preocupações que o comandante aveirense deixou no ar mas que não toldaram a ação da corporação de último ano, apesar das dificuldades.

Os Bombeiros Aveiro Velhos já se adiantarame, no último ano, iniciaram uma infra-estruturação interna com especial destaque para a implementação de uma nova Equipa de Intervenção Permanente (EIP), a adoção do novo equipamento e subtituição dos equipamentos ARICAS para incêndios urbanos ou industriais, em todos os veículos operacionais.

Carlos Pires elencou, ainda, " a colocação de um novo sistema de iluminação para o apoio ao veículo de desencarceramento, os novos planos duros "Resgate Jota", a remodelação das instalações sanitárias masculinas, a colocação dos painéis fotovoltaicos com vista à redução da factura de eletricidade e a aquisição de um veículo de transporte de doentes múltiplos".

Ou seja, concluiu o comandante, "com esforço e rigor orçamental, é possível fazer tento noção que há objetivos sempre insatisfatóriamente cumpridos, mas muito de substancial foi efetivamente cumprido".

Dois anos depois do início da pandemia, em cujo o combate os bombeiros têm estado empenhados, Carlos Pires, diz que é tempo de olhar em frente e pôr mãos à obra para responder à necessidades e superar os desafios.". "É tempo de abrir uma nova janela de esperança, é o momento deaproveitar as oportunidades irrepetíveis que os próximos tempos nos tratão", reforçou.

A experiência de 140 anos de "sacrifício e rigor orçamental" diz-lhe que "não há nenhuma crise que seja insuperável, desde que haja empenho, dedicação e competência""

In Diário de Aveiro, 2 Fev 2022, por Luís Ventura

Foram ainda promovidos a Bombeiro de 2ª os elementos