Chama Viva

Como é sabido, vivemos tempos difíceis e é necessário cada vez mais recorrer à ajuda social para enfrentar as dificuldades que surgem no dia-a-dia de tantos de nós. Para tentar colmatar essas dificuldades, foi planificado um projecto social com o nome “A Chama Viva”, na Associação Humanitária dos Bombeiros de Aveiro – Velhos. Os objetivos deste projeto são: a construção de uma biblioteca/sala de estudo, a criação de uma cantina nas instalações do quartel, intervenção ao nível socioeducativo com os bombeiros e suas famílias e a construção de uma equipa de apoio domiciliário e apoio médico, para responder às necessidades identificadas nos elementos que integram o Corpo Activo desta Corporação, bem como as suas famílias.

Este projeto não vai poder ser implementado de imediato na sua totalidade por falta de financiamento por isso optamos por intervir em duas das áreas que consideramos prioritárias e que não terão custos tão elevados inicialmente. Essas duas áreas serão a construção da sala de estudo/biblioteca e da cantina social.

Para a concretização destes objectivos, serão necessárias várias ajudas de forma a que este projecto seja exequível, eficaz e eficiente.

Pretendemos dar vida a uma sala das nossas instalações criando uma biblioteca/sala de estudo, onde as crianças poderão usufruir desse espaço de lazer e cultura. Não menos importante é o facto de muitas vezes os nossos Bombeiros terem que responder a chamadas de socorro e não terem onde deixar os seus filhos. Neste âmbito, pedimos a colaboração de todos os Aveirenses para que, na medida do possível, possam doar livros (usados/novos, de várias temáticas) a esta Associação. Será uma forma de criar um lugar aprazível onde será possível crianças e adolescentes que o utilizarem adquirirem conhecimentos e gosto pela leitura. Este espaço poderá também ser utilizado por todos os elementos do corpo de Bombeiros que queiram cultivar o gosto pela leitura. Se o projecto obtiver o sucesso esperado pela Associação pensamos estarem reunidas as condições para abrir este espaço a toda a comunidade Aveirense.

Com a criação da cantina social tencionamos servir refeições aos bombeiros desta associação e às suas famílias, a um custo mais acessível. Desta forma a doação de bens alimentares, de material ou eletrodomésticos para confecionar os alimentos e de loiça para servir as refeições, serão muito bem-vindos.