Mensagem de Natal

Nos dias que correm, perante a propagação da Covid-19, não nos faltam recomendações sobre as diversas formas de prevenir o contágio e informações detalhadas sobre a doença e sobre os sintomas mais comuns; não faltam, também, profissionais de saúde empenhados em tratar, no terreno, os doentes que entretanto vão aumentando de dia para dia, assim como não faltam equipas de cientistas que se esforçam ao máximo por investigar e conhecer o novo coronavírus, procurando afincadamente criar uma vacina e fármacos eficazes ao seu combate, que felizmente nos parece tão próximo de acontecer.

Ao aproximar-se o período Natalício, com a alegria própria desta época, que convida naturalmente a momentos de reflexão e interrogação questionamos… E nós?, cidadãos comuns, Bombeiros, pequenas, médias e grandes empresas, restantes agentes de proteção civil, Estado…, que vimos a nossa realidade profundamente alterada, como devemos reagir?

Certezas?, temos algumas… aumento significativo da despesa com material de proteção e desinfeção, redução drástica da receita proveniente de serviços, limitações de operacionalidade ao nível dos recursos humanos e equipamentos, incerteza nos tempos vindouros, desafio permanente de cumprir a nossa missão, fragilidade mental resultante de enorme sensação de falta de liberdade, ….

Respostas?... difícil… mas sabemos que o caminho tem de ser baseado na afirmação, no crer, na entreajuda, na iniciativa, no rigor orçamental, no profissionalismo constante, na eficiência e na resiliência… Nós, estaremos sempre cá para o ajudar, acreditando que “Seguindo Juntos” venceremos mais esta dura batalha!

Sabemos o extraordinário desempenho que tivemos este ano, o sacrifício que impusemos nas nossas vidas em prol do bem comum, o profissionalismo e sobretudo a dedicação que temos tido para com a nossa comunidade. Sabemos também o que queremos e o que merecemos! No entanto, até ao momento, sentimos que o desacreditar e a divisão são nuvens que pairam sobre as nossas vidas.

Assim, a nossa mensagem de Natal centra-se no compromisso inabalável, firme e proactivo que Nós, Bombeiros Aveiro Velhos, continuaremos a ter com a nossa sociedade e com os nossos parceiros, a quem agradecemos a ajuda diária, em troca do respeito e dignidade que nos é devido, num verdadeiro exemplo de cidadania ativa e responsável.

Os nossos sinceros desejos de Boas Festas, que o ano de 2021 nos traga um ano melhor, com paz, saúde, motivação, reconhecimento e condições, que nos capacitem a um desempenho eficiente, extensivo a todas as famílias!